Green Leaf

O Instituto

De onde viemos...para onde vamos!

O Instituto Cazul surge de uma necessidade simples e, por isso mesmo, genial:

Promover o Desenvolvimento Sustentável para além das ideias, atingindo a realidade prática  de vidas, organizações e mentes.

 

A proposta

O Instituto Cazul cristaliza a vontade de promover, em organizações humanas como empresas mercantis, grupos e associações, o Desenvolvimento Sustentável de suas operações - nas dimensões Econômica, Ambiental e Social -  para, assim, dar vida a uma cultura de sustentabilidade.

Analítica

Dimensão Econômica

Todas as entidades sempre buscam organizar-se para produzir algo mais que simplesmente a união de seus colaboradores, buscam assim a produtividade, o excedente, o valor agregado ao incialmente empenhado. Esse resultado prático, quando supera quaisquer custos, chama-se vulgarmente "lucro" quando se trata de uma empresa comercial ou mercantil. Da mesma forma, as entidades públicas, ao produzirem serviços, geram o "lucro" de bem-estar, ordem e civilidade que uma sociedade precisa para se manter coesa e pacífica.Pode-se dizer então, que a dimensão econômica traduz a coerência externa de um ente em relação aos demais, o que pode ser avaliado como uma concorrência (quando iguais, oferencendo assim os mesmos resultados) ou como um intercâmbio (quando diferentes, oferencendo resultados distintos). Daí que esta dimensão deve responder ao "para quê estamos fazendo?".

Image by Clay Banks

 Dimensão Social

De forma análoga, os resultados sociais das entidades criam as realidades intra e inter específicas em seus campos de atuação. A maneira como uma organização, indivíduo ou sociedade interage com seus iguais traduz a competência e a resiliência necessárias para a sua continuidade, ainda que para isso precise passar por adaptações que podem mesmo modificá-la permanentemente.

Em nível individual, esta dimensão pode ser observada pelas valores e hábitos recorrentes; no nível organizacional, em condições morais e éticas; enquanto que nas sociedades pode se traduzir como a interrelação dos níveis anteriores, num processo de feedback contínuo e co-constituído. Assim, esta dimensão responde ao "com quem estamos fazendo?". 

Alunos conversando

 Dimensão Ambiental

Aqui, a ideia é a busca permanente de coerência externa dos indivíduos, entidades e sociedades com elementos diferentes de sua natureza, mas que por isso o circunscrevem. É o caso do relacionamento humano com a natureza em suas diversas fontes de recursos (minerais, vegetais, espaciais), mas também é o ambiente em que se observar interações das dimensões anteriores (econômica e social, concomitantemente). Para este último caso, é possível considerar em uma entidade o clima organizacional como um elemento ambiental de suma importância para a qualidade de vida dos colaboradores envolvidos. O mesmo ocorre no indivíduo, que naturalmente cultiva um ambiente mental de onde suas ideias surgem. Dessa forma, a dimensão ambiental deve responder ao questionamento de "onde estamos fazendo?".